Fique Sempre Atualizado ! Cadastre-se: E Receba as Novidades do Site em seu e-mail.

Conexão Educação


Foto: Cris Torres / Seeduc-RJ 
O projeto Conexão Educação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro que tem como objetivo de aperfeiçoar processos, permitindo que diretores, professores e funcionários das unidades escolares tenham mais tempo disponível para a garantia de uma educação de melhor qualidade. Confira abaixo os principais links para utilização do Conexão Educação, além de um treinamento em vídeo para ajudar a esclarecer eventuais dúvidas.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do Conexão Educação pelo telefone (21) 2333-4140.

Alimentação Escolar

Fornecedor do Programa de Alimentação Escolar

O cadastramento obrigatório de fornecedores, conforme Resolução SEE nº 2624 de 03/12/2003, estará aberto durante todo o ano letivo nas Coordenadorias Regionais – CRR’s – e/ou Unidades Escolares. O formulário para cadastramento está disponível na internet.
A Coordenadoria Regional deverá examinar a documentação apresentada e a situação do fornecedor junto à Secretaria de Estado de Receita, na internet, no sitehttp://www.sintegra.gov.br/.
As Unidades Escolares, conforme legislação vigente, são autônomas quanto à escolha de seus fornecedores e a aplicação dos recursos financeiros remetidos pela SEE, devendo observar os princípios básicos da Lei 8666/93. Para aquisição de pequenos valores, as escolas devem realizar pesquisas de preços em pelo menos três fornecedores, de forma a assegurar que a compra seja realizada pelo menor preço e melhor qualidade.
________________________________________________________________________________________________
                                         Programa Estadual de Alimentação Escolar

Busca de Coordenadorias


Até o dia 30 de abril de 2011, você pode procurar endereços e contatos das Coordenadorias Regionais no sistema abaixo. Para isso, selecione uma ou mais regiões e clique em “Pesquisar Coordenadorias”. Depois, escolha uma ou mais Coordenadorias e clique em “Exibir Informações”. Para selecionar mais de uma opção, mantenha pressionada a tecla CTRL.
Regiões Coordenadorias 

 
 

Após o dia 30 de abril de 2011, entra em vigor a nova organização de Regionais Administrativas e Pedagógicas, conforme o Decreto 42.838 de 4 de fevereiro de 2011, que transforma a estrutura básica da Seeduc em 14 Regionais Administrativas e Pedagógicas, além da Diesp, Diretoria Especial de Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas.
Para acessar a tabela com todas as Regionais Administrativas, suas abrangências e contatos, clique aqui.

Boletim OnLine

O Boletim OnLine está à disposição dos alunos, pais e responsáveis. Para facilitar a interpretação dos dados, é possível conferir a média da turma em cada disciplina, ao lado das notas. 

Para acessar um boletim, basta colocar o número de matrícula e a data de nascimento do aluno.

Clique aqui para fazer a sua pesquisa!

Encontre sua Escola


ENCONTRAR SUA ESCOLA

Qualquer duvida (FaleConosco)



Endereços e telefones das unidades escolares públicas e particulares, assim como outros dados, podem ser encontradas nos links a seguir. Para isso, basta escolher o município onde deseja encontrar a sua escola. Vale lembrar que o banco de dados das unidades particulares é alimentado pelas próprias instituições. Escolha primeiro o tipo da escola que procura nos links a seguir:

Banda Colégio no Desfile Cívico (C.E.E.P.B)

 Desfile Cívico - Banda Colegial             C.E.E.P.B

Professores & Alunos No Desfile Cívico

Desfile   Civico    2011           C.E.E.P.B

Jespa 2011_ paty do Alferes..


Vídeoo Gravado Por Gustavoooo..
Jespaaaa 2011
Avelar.

Terceirão Bolado C.E.E.P.B.


Terceiro ano do Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes
3001 Sempre!

Desfile Cívico. (Dona Yara)


Fotográfo: ???
Designer : PatrickBarbosaGuimaraes

Esse foi o  momento Do Desfile Civico!

34 º Edição Jespa reune mais de 700 atletas em Paty


Paty do Alferes

Paty do Alferes. Esta semana começou mais uma edição dos tradicionais jogos estudantis da cidade. O evento que reúne todos os anos 4 equipe ( Arcozelo, Avelar, Monte Alegre e Esperança ) conta com mais de 700 atletas inscritos que disputam as seguintes modalidades. Futsal, vôlei, atletismo, basquete, handebol, futebol de campo, futevôlei, vôlei de areia e tênis de mesa, os jogos rolam durante a semana a partir das 20 horas na Ginásio Municipal, Campo do Arcozelo e no Campo do Avelar. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o Prefeito Municipal de Paty Rachid Elmor, a Secretaria de Educação, Amine Elmor, Vereador Dudu Marioti e outras autoridades municipais além de autoridades e milhares de torcedores. Os jogos estão disputadíssimos e na semana que vem antes do dia do encerramento o Panorama Regional irá publicar a pontuação das equipes. Parabéns ao Diretor de esportes Chico Broa, e sua equipe pelo empenho. Valeu. Confiram os flashes de Paulo Vizeu.

2º. Encontro dos Profissionais da Educação em Paty do Alferes


Paty do Alferes

O Encontro dos Profissionais  da Educação em Paty do Alferes, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais ligados ao setor.
Na segunda edição de 2011, o evento aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto, no auditório do Centro Cultural Maestro José Figueira, contando com as palestras ministradas pelo professor Júlio Furtado, reitor da UNIABEU/RJ, especialista em PNL (Programação Neurolinguística), e que traz em seu currículo a pós-graduação em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e dinâmica de grupo, a diplomação em Psicopedagogia e o doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Havana (Cuba), e mestrado em Educação pela UFRJ.
No dia 4, a palestra foi voltada para os gestores, tendo como tema 'Liderança escolar e pedagógica: o desafio de fazer acontecer'.
No dia 5, foi a vez dos professores como público alvo das palestras 'Entender como se aprende para aprender como se ensina' e 'Mudanças na avaliação e aprendizagem: necessidades e resistências'.
Os temas abordados tinham como objetivo focar novas óticas no processo do trato entre alunos e professores, e entre professores e gestores.
A secretária de Educação, Amine Elmôr, manifestou sua opinião sobre o encontro: - 'É preciso reciclar e capacitar. Nós, profissionais da Educação, temos que reavaliar nossas posturas constantemente para lidar com a realidade pedagógica de cada escola', concluiu.

Karatê mirim de Paty do Alferes recebe medalhas no Festival de Karatê da Mangueira


Paty do Alferes

Os alunos do Karatê, ministrado pelo projeto de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, através do professor Pessanha, participaram no dia 27 de agosto de mais uma competição.
Foi no Festival de Karate realizado na Vila Olímpica da Mangueira, Rio de Janeiro, que os desportistas mirins Cauam, Verônica, Tainá, Nathalia, José Luiz, João Victor, Rodrigo, Maria Eduarda, Yan e Pedro Paulo, representaram com louvor Paty do Alferes.
As colocações, mais uma vez, foram motivo de orgulho para o município: Caum, 4º. Lugar; Nathalia, 4º. Lugar; José Luiz, 4º. Lugar; João Victor, 3º. Lugar; Yan, vice-campeão.
Todos receberam medalhas pela participação no festival.

O Que é Conexão Aluno?


Conexão Aluno: o portal que fala a sua língua!

Conectar o aluno da Rede Estadual de Ensino ao conteúdo e informações mais quentes do mundo virtual é o principal objetivo do Conexão Aluno. O portal que coloca você de cara para o mundo e para todas as novidades relativas à sua vida escolar e pessoal.

O Conexão Aluno disponibiliza acesso a um e-mail exclusivo que conecta você com maior rapidez e eficiência à sua galera (ex: seunome@aluno.educacao.rj.gov.br). O portal traz ainda entrevistas, agenda escolar, testes descolados, jogos e um monte de outras surpresas disponibilizadas especialmente para você!

Para encurtar cada vez mais a distância e facilitar a comunicação entre seus membros, o Conexão Aluno está presente em todas as redes sociais: Orkut, Facebook, Twitter, Ning, MSN, YouTube, My Space, Blogosfera e bcyou. Nelas, você e seus amigos podem compartilhar experiências, dar sugestões, pedir informações, enviar fotos, mandar aqueles recados especiais, além de postar vídeos e, de quebra, ampliar o seu conhecimento sobre os mais variados assuntos.

O Conexão Aluno fala a sua língua: é interativo, auto-explicativo, de fácil navegação e com um design arrojado: tudo isso para garantir sua eficiência como um gestor de conhecimento online e facilitar (e muito) a sua vida!

Vai ficar fora dessa?

Conecte-se!

Conexão Aluno – o seu conteúdo online!

Profissões do futuro: conheça as áreas mais demandadas pelo mercado

de olho no futuro
Por Ana Paula Verly
Dentre todas as dúvidas pelas quais um adolescente passa, a escolha profissional é uma das que mais exige reflexão nesta etapa da juventude. A decisão, afinal, influencia uma parte considerável da vida adulta. Trabalhar não tem a ver apenas com sustento. Vai bastante além: contribui para a realização pessoal e para o desenvolvimento econômico e social. O impasse acontece na hora de equilibrar duas motivações: o interesse e a remuneração.
"A escolha de uma profissão se dá em dois momentos. Ela acontece a partir de algo que você gosta, mas que também oferece a recompensa que você quer. Em outras palavras, o salário que vai receber por isso tem peso nos dias de hoje, mas é importante fazer o que se gosta", define a orientadora educacional Miriam Zippin Grinspun.
É fundamental levar em consideração tanto a remuneração quanto o prazer em relação à profissão. Se informar sobre a carreira, as áreas de atuação e as disciplinas que aprenderá durante a formação são igualmente importantes. A especialista lembra que, antigamente, havia uma tendência a se achar que somente as pessoas de nível social médio e alto tinham o privilégio de escolher a profissão, enquanto os pobres eram "escolhidos". Hoje, graças às escolas técnicas e profissionalizantes, todos têm uma boa gama de oportunidades.
A fim de orientar os indecisos de forma objetiva, o Conexão Aluno preparou uma lista das profissões mais promissoras atualmente. Confira as apostas das consultorias de recursos humanos e planeje o seu futuro!
Tecnologia da Informação - O Brasil precisa de profissionais altamente capacitados para tornar a produção de equipamentos mais competitiva em relação a países como Índia e China, com mão de obra reconhecidamente barata, principalmente no segmento de softwares. A Tecnologia da Informação (TI) é uma área bastante requisitada devido à necessidade de agilidade nos processos e controles da informação. Como o Brasil é um grande exportador de serviços de TI, profissionais experientes e com domínio da língua inglesa são valorizados no mercado.
Agronegócios - O Brasil é um dos poucos países em condições de enfrentar a crise mundial de energia em função de seus recursos naturais, o que lhe dá vantagem competitiva na agroenergia, assim como na produção de energia via hidrelétricas. Cerca de 30 milhões de profissionais se beneficiam do agronegócio nacional. Para cada posto diretamente ligado à agropecuária existem dois indiretos, nas áreas de transporte, biotecnologia, meteorologia, análise de risco e crédito. A tendência beneficia as áreas de Economia, com especialização em crédito e análise de risco; Direito, com especialização em meio ambiente e regularização de terras; Tecnologia da Informação, Mapeamento e Georreferenciamento, Comércio Exterior e funcionamento das bolsas internacionais, Agronomia e Zootecnia e Administração, incluindo gestão de propriedades rurais.
Meio ambiente e sustentabilidade - Profissões como Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo e Gás e Engenharia Hídrica devem ter um mercado receptivo por dez anos. Os trabalhos verdes se beneficiaram da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga os fabricantes a cuidar de seus produtos até o descarte feito pelo consumidor. Há mercado para marketing social, Engenharia com especialização em Eficiência Energética e qualquer curso superior com especialização em Logística Reversa, Análise de Impacto Ambiental, Relacionamento Social e Gestão Ambiental.
Petróleo e gás - A Petrobras pretende contratar mais 13 mil funcionários até 2015 - grande parte deles com ensino superior. No último concurso, os salários iniciais passavam de R$ 5.700. A petroleira OGX também deve contratar seis mil profissionais especializados. As profissões mais requisitadas nesta área são Análise de Sistemas e Engenharia de Software, Oceanografia com especialização em Meio Ambiente, Engenharia Química de Petróleo e Gás, Engenharia de Geodésia, Nutrição (paras as bases de exploração) e Direito especializado em questões ambientais.
Inteligência de mercado - Há oportunidades em consultorias especializadas em questões como o comportamento nas redes sociais e identificação de grupos de consumidores. A necessidade de estabelecer e firmar as marcas das empresas em mercados nacionais e internacionais é o que abre espaço para as áreas de Administração, Engenharia, Marketing, Antropologia com foco em comportamento do consumidor, Ciências Sociais com especialização em Estatística e Ciências da Informação com foco em programas de pesquisa.
Varejo popular - O crescimento da classe C estimula o comércio popular. O Ceará, onde o mercado cresceu 40% mais que a média brasileira em dez anos, recruta profissionais de outros estados. Administradores e especialistas em varejo e tecnologia da informação encontram vagas na administração de negócios de comércio eletrônico. As demandas principais estão em recursos humanos, tecnologia da informação com foco em comércio eletrônico, economia e marketing com especialização em varejo, franquias, estruturação de novos negócios, fusões e aquisições e finanças com foco em tesouraria, crédito e abertura de capital.
Centros de pesquisa - IBM, DuPont, Nokia, Fiat e GE abriram centros de pesquisa no país. O mercado interno justifica a criação de produtos e serviços específicos. Além disso, o petróleo, agronegócio, Copa do Mundo e Olimpíadas geraram desafios. Os centros de pesquisa permitem ao pesquisador escolher se progride como chefe ou se continua em sua especialidade. As principais demandas são para Engenharia com conhecimento em Recursos Naturais, curso técnico de nível médio com foco em testes de laboratório, e Engenharia com ênfase em Sistemas de Inteligência para grandes eventos.
Construção civil e infraestrutura - A estimativa de crescimento anual do setor deverá ser de 6,3% até 2030. O mercado contrata engenheiros civis, mecânicos, químicos e de transportes, além de economistas com especialização em financiamento, arquitetos, administradores e profissionais formados em Ciências Biológicas com ênfase em Impacto Ambiental.

Engenharia - Em função do crescimento econômico e da expansão de mercados internacionais, estão em alta as engenharias de todas as modalidades. Caso não haja formação e qualificação, pode ocorrer falta de engenheiros para suprir a demanda expressiva do mercado atualmente.

Entretenimento - Este mercado é um dos que mais crescem no mundo. Cada vez mais as pessoas valorizam o lazer, com destaque para o Turismo, que consequentemente impulsiona os investimentos em arte e cultura. Cinema e Vídeo, além da área editorial, devem crescer ainda mais.

Letras - Os profissionais de Letras tendem a ser valorizados com a globalização e a necessidade de comunicação internacional. Línguas exóticas, como o mandarim (chinês), serão requisitadas. 

Teste

teste
Depois de dez anos sem voltar à cidade de origem, o Rock in Rio vem comemorar sua décima edição este ano, oferecendo seis dias de muita música e diversão para o público. Mas o que você sabe sobre a história deste grande festival? Teste seus conhecimentos:
1. O primeiro Rock in Rio aconteceu em 1985. Em 2001, houve a terceira e mais recente edição do evento no Rio de Janeiro. Quando foi realizado o segundo Rock in Rio?

1988
1990
1991
1995
1999

2. Que outras cidades já receberam o festival?
São Paulo e Brasília
Buenos Aires e Madri
Nova Iorque e Tóquio
Madri e Lisboa
Lisboa e Tóquio

3. Qual foi o maior público do evento até hoje?
700.000 pessoas, em 2004
990.000 pessoas, em 2001
1.210.000 pessoas, em 2001
1.380.000 pessoas, em 1985
1.500.000 pessoas, em 2001

4. Em 2001, algumas polêmicas marcaram as apresentações. Além do "playback" de Britney Spears e da prisão do baixista do Queens of the Stone Age, que subiu nu ao palco, um artista brasileiro foi alvo de garrafas de plástico atiradas pela plateia. Quem é ele?
Lobão
Pepeu Gomes
Carlinhos Brown
Gilberto Gil
Chorão

5. Qual foi a última banda internacional a confirmar publicamente sua presença no Rock in Rio deste ano (2011)?
System of a Down
Coldplay
Guns N’ Roses
AC/DC
Evanescence

STRIKE - ROQUEIROS: “CANALIZEM AS SUAS MELHORES ENERGIAS”

Por Ana Paula Verly

Não se fazem mais roqueiros como antigamente. Felizmente, por um lado. Pelo menos para a banda mineira Strike, a máxima “sexo, drogas e rock n´roll” caiu em desuso. Porta-voz do grupo formado ainda por Fábio, Rodrigo, Cadu, André e Negro Rico, o vocalista Marcelo revela, nesta entrevista ao Conexão Aluno, uma fórmula de sucesso sem sinal de estrelismo ou excessos. “Acreditem nos seus potenciais, canalizem suas melhores energias, não se entreguem às drogas, à bebida e sejam felizes em suas buscas”, sentencia Marcelo, ao responder à pergunta enviada pelo aluno Lucas Furtado, de 17 anos, do 3º ano do C.I.E. Miécimo da Silva.


Conexão Aluno (CA) - Qual é a importância do rock na vida de vocês?

Marcelo -
 O rock é tudo na nossa vida. Ele é nossa realização profissional, nosso estilo de vida, nossa fonte de renda, nossa maior ferramenta de expressão e nosso foco de arte. Resumindo, através do rock formamos uma grande família e um grande ideal!


CA - Quais são as maiores influências da banda e por quê? 

Marcelo -
 Temos vários ídolos. Os reis de Dogtown são grande fonte de inspiração, pela ousadia e atitude ao reinventar e recriar todo um conceito para o skate. Eles romperam barreiras nos anos 70, foram transgressores e nos influenciaram no comportamento e na atitude. As bandas que inspiraram o Strike são: Beastie Boys, Sublime, Blink 182, New Found Glory, entre outras.


CA - Qual é o segredo para criar um visual rock star sem gastar muito?

Marcelo -
 É usar aquilo que você gosta, sem se expor ao ridículo e sem forçar uma barra desnecessária. A pessoa que segue a moda perde tempo de encontrar seu próprio estilo.


CA - Por que os roqueiros exercem tanto fascínio entre as garotas? Como é a relação com as fãs?

Marcelo - 
É a magia do rock. Isso vem desde os tempos do Elvis. Acredito que o palco é mágico, a arte faz o feio ficar bonito, além do que as mulheres gostam de homens com atitude e talento. Nossa relação com os fãs é a melhor e mais próxima possível. Temos contato assíduo por meio da internet e isso viabiliza várias ações em prol do Strike e da nossa música.


CA - Para vocês, como será o futuro do rock?

Marcelo - 
O rock é muito mutante. Não dá para prever muita coisa, mas de uma coisa tenho certeza: ele nunca morrerá.


Lucas Furtado (aluno do 3º ano do Ensino Médio do C.I.E. Miécimo da Silva) - Como vocês conseguiram chegar ao sucesso e continuar nessa posição? Quais são as dicas para os jovens que buscam isso? 

Marcelo -
 Na verdade, nós tivemos um ótimo começo e nossa busca agora é nos mantermos trabalhando e tocando bastante. Nossa caminhada está sendo ótima, mas ainda temos muito para conquistar. Estamos longe demais de onde queremos chegar e a base para continuarmos trilhando nossos objetivos é a força de vontade e o trabalho. A dica que eu dou para os jovens é: acreditem nos seus potenciais, canalizem suas melhores energias, não se entreguem às drogas, à bebida e sejam felizes em suas buscas.

William Muinhos - Conheça o atleta da rede que representará o brasil nos jogos olímpicos da juventude



O pentatleta William Muinhos em ação

28/07/10
Por Mônica Vitória

Em agosto, jovens atletas de todo o mundo vão participar, em Cingapura, dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude. As competições, divididas em 26 modalidades, acontecem entre os dias 14 e 26 e reúnem cerca de 3.600 esportistas de 14 a 18 anos. Entre os 81 atletas que representarão o Brasil nas Olimpíadas, está o carioca William Muinhos de Souza, aluno do terceiro ano do C.E. Professora Jeannette de Souza Coelho Mannarino, no bairro de Campo Grande. Perto de completar 17 anos, o estudante será o único brasileiro a disputar medalhas no pentatlo moderno nesta primeira edição dos jogos.

Apesar de ter começado na modalidade há menos de dois anos, William já coleciona vitórias em diversas competições e países. “Já ganhei pelo menos cinco medalhas de ouro e fiquei invicto no ano de 2009. Meu primeiro campeonato foi a Copa AMAN, em Resende, em maio do ano passado, quando conquistei o primeiro lugar. Depois, disputei o Brasileiro, no qual também fiquei em primeiro. Fui vice-campeão sul-americano e nono lugar no Pan-Americano, que valia a classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude. Mas tive outra chance, no Campeonato Mundial Jovem A, na Suécia, e consegui garantir a vaga para Cingapura”, conta.

Mas como começou a trajetória de William no esporte? E por que a escolha do pentatlo moderno? Para quem não sabe, o pentatlo reúne cinco esportes diferentes, por isso o seu nome: hipismo, esgrima, natação, tiro e corrida. “Eu já praticava natação há quase dez anos, desde os seis. Aí surgiu um projeto da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno na Vila Militar. No final de 2008, um amigo, o Danilo Fagundes, me chamou para as aulas e eu acabei gostando. Passei a treinar para valer em março de 2009”, diz ele, que começou com o aquatlon (natação seguida de corrida) e depois pegou o tiro esportivo e a esgrima rapidamente.

Segundo William, os treinos são puxados. “Fico na Vila Militar seis horas por dia, de segunda a sábado. Aos domingos, eu descanso, mas agora, às vésperas da viagem, sempre dou uma corrida ou nado para não ficar parado”. É claro que com uma responsabilidade imensa nas mãos (e nos pés) fica difícil conciliar o esporte e os estudos. Mas ele se esforça como pode. “Eu era um bom aluno. Nos últimos dois anos, acabei dando uma relaxada na escola para priorizar os treinos. Faltei muito por causa das competições, mas acho que consigo passar de ano. Depois da formatura, pretendo dobrar meu treinamento”, planeja.

Embora não pense em fazer uma faculdade agora por causa do esporte, William quer continuar estudando, principalmente inglês. “Quando viajo, na maioria das vezes fico ‘boiando’ entre os gringos. Por isso, ano que vem quero entrar em um curso de inglês para dominar o idioma”, afirma. Quanto às atividades comuns dos garotos da sua idade, o atleta garante que, mesmo com o tempo curtíssimo, dá um jeito de se divertir e relaxar de alguma forma: “Namorada eu não tenho, mas um ‘rolinho’ aqui e ali... sempre dá, né?!”, brinca.


Emoção e preparação para os jogos


Apesar de já praticar equitação, William ainda não concorrerá na prova de hipismo nos Jogos Olímpicos da Juventude, pois a modalidade só é aplicada aos pentatletas maiores de 18 anos. Mas isso não significa que vai ser fácil. “Não quero pensar muito nisso. Como já competi várias vezes, não fico mais tão nervoso, mas sempre tem aquela expectativa. O evento vai ser televisionado, há uma porção de atletas bem preparados etc. Mas procuro melhorar cada vez mais meus resultados, e acho que dá para fazer bonito em Cingapura”, conclui, confiante em seu desempenho.

A delegação brasileira, que estará presente em 21 modalidades dos jogos, se reúne no dia 30 de julho para um seminário em São Paulo. No dia 2 de agosto, William comemora seu aniversário embarcando com o grupo para Dubai, nos Emirados Árabes, para um período de aclimatação. Lá, os competidores vão passar um tempo se acostumando com o local e o clima, antes do evento. Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude contarão com uma intensa programação cultural e educativa, com o objetivo de introduzir de forma lúdica os valores olímpicos e os benefícios de um estilo de vida saudável ao universo dos jovens.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
- |