Fique Sempre Atualizado ! Cadastre-se: E Receba as Novidades do Site em seu e-mail.

William Muinhos - Conheça o atleta da rede que representará o brasil nos jogos olímpicos da juventude



O pentatleta William Muinhos em ação

28/07/10
Por Mônica Vitória

Em agosto, jovens atletas de todo o mundo vão participar, em Cingapura, dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude. As competições, divididas em 26 modalidades, acontecem entre os dias 14 e 26 e reúnem cerca de 3.600 esportistas de 14 a 18 anos. Entre os 81 atletas que representarão o Brasil nas Olimpíadas, está o carioca William Muinhos de Souza, aluno do terceiro ano do C.E. Professora Jeannette de Souza Coelho Mannarino, no bairro de Campo Grande. Perto de completar 17 anos, o estudante será o único brasileiro a disputar medalhas no pentatlo moderno nesta primeira edição dos jogos.

Apesar de ter começado na modalidade há menos de dois anos, William já coleciona vitórias em diversas competições e países. “Já ganhei pelo menos cinco medalhas de ouro e fiquei invicto no ano de 2009. Meu primeiro campeonato foi a Copa AMAN, em Resende, em maio do ano passado, quando conquistei o primeiro lugar. Depois, disputei o Brasileiro, no qual também fiquei em primeiro. Fui vice-campeão sul-americano e nono lugar no Pan-Americano, que valia a classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude. Mas tive outra chance, no Campeonato Mundial Jovem A, na Suécia, e consegui garantir a vaga para Cingapura”, conta.

Mas como começou a trajetória de William no esporte? E por que a escolha do pentatlo moderno? Para quem não sabe, o pentatlo reúne cinco esportes diferentes, por isso o seu nome: hipismo, esgrima, natação, tiro e corrida. “Eu já praticava natação há quase dez anos, desde os seis. Aí surgiu um projeto da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno na Vila Militar. No final de 2008, um amigo, o Danilo Fagundes, me chamou para as aulas e eu acabei gostando. Passei a treinar para valer em março de 2009”, diz ele, que começou com o aquatlon (natação seguida de corrida) e depois pegou o tiro esportivo e a esgrima rapidamente.

Segundo William, os treinos são puxados. “Fico na Vila Militar seis horas por dia, de segunda a sábado. Aos domingos, eu descanso, mas agora, às vésperas da viagem, sempre dou uma corrida ou nado para não ficar parado”. É claro que com uma responsabilidade imensa nas mãos (e nos pés) fica difícil conciliar o esporte e os estudos. Mas ele se esforça como pode. “Eu era um bom aluno. Nos últimos dois anos, acabei dando uma relaxada na escola para priorizar os treinos. Faltei muito por causa das competições, mas acho que consigo passar de ano. Depois da formatura, pretendo dobrar meu treinamento”, planeja.

Embora não pense em fazer uma faculdade agora por causa do esporte, William quer continuar estudando, principalmente inglês. “Quando viajo, na maioria das vezes fico ‘boiando’ entre os gringos. Por isso, ano que vem quero entrar em um curso de inglês para dominar o idioma”, afirma. Quanto às atividades comuns dos garotos da sua idade, o atleta garante que, mesmo com o tempo curtíssimo, dá um jeito de se divertir e relaxar de alguma forma: “Namorada eu não tenho, mas um ‘rolinho’ aqui e ali... sempre dá, né?!”, brinca.


Emoção e preparação para os jogos


Apesar de já praticar equitação, William ainda não concorrerá na prova de hipismo nos Jogos Olímpicos da Juventude, pois a modalidade só é aplicada aos pentatletas maiores de 18 anos. Mas isso não significa que vai ser fácil. “Não quero pensar muito nisso. Como já competi várias vezes, não fico mais tão nervoso, mas sempre tem aquela expectativa. O evento vai ser televisionado, há uma porção de atletas bem preparados etc. Mas procuro melhorar cada vez mais meus resultados, e acho que dá para fazer bonito em Cingapura”, conclui, confiante em seu desempenho.

A delegação brasileira, que estará presente em 21 modalidades dos jogos, se reúne no dia 30 de julho para um seminário em São Paulo. No dia 2 de agosto, William comemora seu aniversário embarcando com o grupo para Dubai, nos Emirados Árabes, para um período de aclimatação. Lá, os competidores vão passar um tempo se acostumando com o local e o clima, antes do evento. Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude contarão com uma intensa programação cultural e educativa, com o objetivo de introduzir de forma lúdica os valores olímpicos e os benefícios de um estilo de vida saudável ao universo dos jovens.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
- |