Fique Sempre Atualizado ! Cadastre-se: E Receba as Novidades do Site em seu e-mail.

Profissões do futuro: conheça as áreas mais demandadas pelo mercado

de olho no futuro
Por Ana Paula Verly
Dentre todas as dúvidas pelas quais um adolescente passa, a escolha profissional é uma das que mais exige reflexão nesta etapa da juventude. A decisão, afinal, influencia uma parte considerável da vida adulta. Trabalhar não tem a ver apenas com sustento. Vai bastante além: contribui para a realização pessoal e para o desenvolvimento econômico e social. O impasse acontece na hora de equilibrar duas motivações: o interesse e a remuneração.
"A escolha de uma profissão se dá em dois momentos. Ela acontece a partir de algo que você gosta, mas que também oferece a recompensa que você quer. Em outras palavras, o salário que vai receber por isso tem peso nos dias de hoje, mas é importante fazer o que se gosta", define a orientadora educacional Miriam Zippin Grinspun.
É fundamental levar em consideração tanto a remuneração quanto o prazer em relação à profissão. Se informar sobre a carreira, as áreas de atuação e as disciplinas que aprenderá durante a formação são igualmente importantes. A especialista lembra que, antigamente, havia uma tendência a se achar que somente as pessoas de nível social médio e alto tinham o privilégio de escolher a profissão, enquanto os pobres eram "escolhidos". Hoje, graças às escolas técnicas e profissionalizantes, todos têm uma boa gama de oportunidades.
A fim de orientar os indecisos de forma objetiva, o Conexão Aluno preparou uma lista das profissões mais promissoras atualmente. Confira as apostas das consultorias de recursos humanos e planeje o seu futuro!
Tecnologia da Informação - O Brasil precisa de profissionais altamente capacitados para tornar a produção de equipamentos mais competitiva em relação a países como Índia e China, com mão de obra reconhecidamente barata, principalmente no segmento de softwares. A Tecnologia da Informação (TI) é uma área bastante requisitada devido à necessidade de agilidade nos processos e controles da informação. Como o Brasil é um grande exportador de serviços de TI, profissionais experientes e com domínio da língua inglesa são valorizados no mercado.
Agronegócios - O Brasil é um dos poucos países em condições de enfrentar a crise mundial de energia em função de seus recursos naturais, o que lhe dá vantagem competitiva na agroenergia, assim como na produção de energia via hidrelétricas. Cerca de 30 milhões de profissionais se beneficiam do agronegócio nacional. Para cada posto diretamente ligado à agropecuária existem dois indiretos, nas áreas de transporte, biotecnologia, meteorologia, análise de risco e crédito. A tendência beneficia as áreas de Economia, com especialização em crédito e análise de risco; Direito, com especialização em meio ambiente e regularização de terras; Tecnologia da Informação, Mapeamento e Georreferenciamento, Comércio Exterior e funcionamento das bolsas internacionais, Agronomia e Zootecnia e Administração, incluindo gestão de propriedades rurais.
Meio ambiente e sustentabilidade - Profissões como Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo e Gás e Engenharia Hídrica devem ter um mercado receptivo por dez anos. Os trabalhos verdes se beneficiaram da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga os fabricantes a cuidar de seus produtos até o descarte feito pelo consumidor. Há mercado para marketing social, Engenharia com especialização em Eficiência Energética e qualquer curso superior com especialização em Logística Reversa, Análise de Impacto Ambiental, Relacionamento Social e Gestão Ambiental.
Petróleo e gás - A Petrobras pretende contratar mais 13 mil funcionários até 2015 - grande parte deles com ensino superior. No último concurso, os salários iniciais passavam de R$ 5.700. A petroleira OGX também deve contratar seis mil profissionais especializados. As profissões mais requisitadas nesta área são Análise de Sistemas e Engenharia de Software, Oceanografia com especialização em Meio Ambiente, Engenharia Química de Petróleo e Gás, Engenharia de Geodésia, Nutrição (paras as bases de exploração) e Direito especializado em questões ambientais.
Inteligência de mercado - Há oportunidades em consultorias especializadas em questões como o comportamento nas redes sociais e identificação de grupos de consumidores. A necessidade de estabelecer e firmar as marcas das empresas em mercados nacionais e internacionais é o que abre espaço para as áreas de Administração, Engenharia, Marketing, Antropologia com foco em comportamento do consumidor, Ciências Sociais com especialização em Estatística e Ciências da Informação com foco em programas de pesquisa.
Varejo popular - O crescimento da classe C estimula o comércio popular. O Ceará, onde o mercado cresceu 40% mais que a média brasileira em dez anos, recruta profissionais de outros estados. Administradores e especialistas em varejo e tecnologia da informação encontram vagas na administração de negócios de comércio eletrônico. As demandas principais estão em recursos humanos, tecnologia da informação com foco em comércio eletrônico, economia e marketing com especialização em varejo, franquias, estruturação de novos negócios, fusões e aquisições e finanças com foco em tesouraria, crédito e abertura de capital.
Centros de pesquisa - IBM, DuPont, Nokia, Fiat e GE abriram centros de pesquisa no país. O mercado interno justifica a criação de produtos e serviços específicos. Além disso, o petróleo, agronegócio, Copa do Mundo e Olimpíadas geraram desafios. Os centros de pesquisa permitem ao pesquisador escolher se progride como chefe ou se continua em sua especialidade. As principais demandas são para Engenharia com conhecimento em Recursos Naturais, curso técnico de nível médio com foco em testes de laboratório, e Engenharia com ênfase em Sistemas de Inteligência para grandes eventos.
Construção civil e infraestrutura - A estimativa de crescimento anual do setor deverá ser de 6,3% até 2030. O mercado contrata engenheiros civis, mecânicos, químicos e de transportes, além de economistas com especialização em financiamento, arquitetos, administradores e profissionais formados em Ciências Biológicas com ênfase em Impacto Ambiental.

Engenharia - Em função do crescimento econômico e da expansão de mercados internacionais, estão em alta as engenharias de todas as modalidades. Caso não haja formação e qualificação, pode ocorrer falta de engenheiros para suprir a demanda expressiva do mercado atualmente.

Entretenimento - Este mercado é um dos que mais crescem no mundo. Cada vez mais as pessoas valorizam o lazer, com destaque para o Turismo, que consequentemente impulsiona os investimentos em arte e cultura. Cinema e Vídeo, além da área editorial, devem crescer ainda mais.

Letras - Os profissionais de Letras tendem a ser valorizados com a globalização e a necessidade de comunicação internacional. Línguas exóticas, como o mandarim (chinês), serão requisitadas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
- |